Imensas Acções Cívicas de Limpeza Estão A Transformar A Albânia

Let's Do It! A 20 de novembro, a Albânia (Ta Pastrojmë Shqipërinë) realizou um Clean Up Day (Dia de Limpeza), com numerosas ações realizadas pela comunidade, que juntou mais de 150 mil pessoas que limparam mais de 5 mil toneladas de lixo. A ação levou ao aumento da popularidade do trabalho voluntário e trouxe os temas ambientais para a ordem do dia.

O líder do movimento Let’s Do It!, na Albânia, Ervin Shehaj, admite que, apesar da Albânia ter testemunhado uma alteração rápida na cultura de voluntariado, ainda há muito trabalho por realizar. “Há muitos problemas. Perdemos a ligação com a Natureza, deixamos de a sentir e não temos conhecimentos suficientes. Também não temos um sentimento de comunidade forte e a passagem do comunismo para a democracia ainda está em curso”, expressou ele, preocupado com a sociedade. Pelo lado positivo, testemunhou que, em apenas poucos anos, a iniciativa Let’s Do It! teve um grande impacto na Albânia. “O voluntariado aumentou e fez com que os problemas ambientais se tornassem num tema quotidiano, o que não acontecia antes. Percebemos que temos menos resíduos do que há uns anos atrás, mas ainda temos muitos”, admitiu Shehaj, salientando a importância da educação. Let’s Do It! A Albânia desenvolveu uma ampla colaboração com as escolas, em todo o país, para tornar mais compreensível o estilo de vida sustentável .       Este ano, a campanha foi dirigida aos mais novos, mas todos os grupos sociais e etários foram envolvidos. Registaram-se mais de 1000 ações de limpeza, por toda a Albânia. Segundo Shehaj, a maioria das ONGs do país contribuiu para o dia nacional da limpeza . No ano passado, 112 mil pessoas participaram no dia nacional da limpeza e outras 50 mil limparam as zonas costeiras e o mar integradas no Let’s Do It! Campanha Mediterrânica Em 2013, 147 mil pessoas, um número impressionante, recolheram lixo na Albânia. Let’s Do It! A Albânia entrou no Livro de Recordes do Guinness, juntamente com Saimir Strati, por ter criado um mosaico com 150 mil palhinhas de bebidas. A rede internacional do movimento Let’s Do It! pretende resolver o problema das descargas ilegais de lixo, a nível local e global, a curto e longo prazo; através do envolvimento da sociedade numa atividade de limpeza num dia do movimento, ao alertar para os problemas relacionados com as descargas ilegais de lixo e envolver peritos, políticos e líderes locais para encontrar soluções sustentáveis sistémicas. O movimento começou na Estónia, em 2008, quando se juntaram 50 mil pessoas que limparam o país todo, em cinco horas. Nesse dia, recolheram10 mil toneladas de lixo e pouparam ao governo 3 anos de trabalho e cerca de 22 milhões de euros. Hoje, o movimento Let’s Do It! é uma rede mundial de 122 países, que envolve cerca de 14,5 milhões de participantes.

Consulte as estatísticas aqui: www.letsdoitworld.org/statistics e siga o calendário dos eventos de limpeza aqui: www.letsdoitworld.org/cleanup_dates. As fotografias dos eventos de limpeza estão disponíveis no Mediabank do Let’s Do It! World: mediabank.letsdoitworld.org.

Let’s Do It! O World Cleanup 2015 é apoiado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Estónia através do Fundo de Ajuda ao Desenvolvimento, Cooperação e Ajuda Humanitária, pelo Ministério do Ambiente da Estónia, pela Fundação Open Estonia, pelo Skype, pelo Carlson Rezidor Hotel Group, pelo QlikView, pelo Tallink Group, pela DHL Estonia, pela Pricewaterhouse Coopers, pela Interlex Translations, pela Meedius Estonia, pela Sendsmaily e pelo EuroPark Estonia.

Mais informações: Meelika Hirmo Vamos a Isso! Limpeza Mundial 2015 Chefe de Relações Públicas e Comunicação Telefone: +372 504 1258 E-mail: [email protected] Página Web: www.letsdoitworld.org Facebook: facebook.com/letsdoitworld Twitter: twitter.com/letsdoitworld Youtube: youtube.com/letsdoitworld