Ativistas russos vão realizar uma limpeza de resíduos em 40 regiões da Rússia neste sábado

Rússia, o maior país do mundo, está a organizar uma limpeza de resíduos à escala nacional no dia 19 de Setembro, no âmbito da ação cívica de limpeza mundial Let’s Do It! World (Vamos a Isto! Mundo). Duzentas limpezas foram registadas em 40 regiões de toda a Rússia, a ter lugar neste sábado.

Organizar uma limpeza de todo o país é um desafio quando o país conta com uma população de mais de 146 milhões de pessoas, 11 zonas horárias, e condições climatéricas e naturais muito diferentes. As ações de limpeza “Sdelaem!” (Vamos a Isto!) têm disso organizadas na Rússia desde 2011 e por exemplo em 2012, 85,000 russos juntaram-se contra as deposições ilegais de lixo. Este ano, haverá uma atenção especial para limpar as redondezas da monte Elbrus, que é o ponto mais alto das montanhas Cáucaso e da Europa, e portanto um local de turismo internacional. Em 2014, 24,000 toneladas de lixo foi removido das encostas da montanha, havendo ainda mais lixo a aguardar pela limpeza.

Os russos estão a usar tecnologias contemporâneas para direcionar a atenção das autoridades para as lixeiras ilegais. “Nós estamos a aproveitar a nossa plataforma de mapeamento de lixeiras Ecofront (www.ecofront.ru) que permite aos utilizadores mapear a localização de lixeiras, monitorizar a limpeza do território e criar uma equipa para remover o lixo que não deverá estar nestes sítios. Uma funcionalidade fantástica do Ecofront é a possibilidade de fazer uma denúncia de deposições ilegais às autoridades locais. A ideia por detrás disso é fazer com que as deposições ilegais terminem de vez,” disse Aleksandra Maksimova, coordenador de Let’s Do It! Rússia (Vamos a Isto! Rússia).

Os ativistas cívicos russos têm um determinado objectivo em mente – organizar a maior limpeza de ação de lixo num único dia, em todo o mundo. “Estamos a convidar aqueles que nos seguem e profissionais de relações publicas e publicidade para se prepararem para envolver 5% da população russa em Setembro de 2018. Nós acreditamos que é possível viver numa Rússia mais limpa e num mundo mais limpo. O teu país também acredita?”, pergunta Maksimova.

A rede internacional de campanhas Let’s Do It! (Vamos a Isto!) visa resolver o problema de deposição ilegal de lixo a nível local e global, e a curto e longo prazo – através do envolvimento de uma grande parte da sociedade numa ação de limpeza, levantando questões relacionadas com a deposição ilegal e envolvendo especialistas, líderes políticos e locais para encontrar soluções sistémicas mais sustentáveis. O movimento começou na Estónia em 2008, quando 50,000 pessoas se juntaram e limparam o país inteiro em 5 horas, removendo 10,000 toneladas de lixo. Hoje, Let’s Do It! (Vamos a Isto!) é uma rede global de 112 países, tendo já envolvido 13,5 milhões de participantes.

Os países que participam nas ações de limpeza Let’s Do It! (Vamos a Isto!) podem ser vistos aqui: www.letsdoitworld.org/countries e as datas das próximas limpezas podem ser vistas aqui www.letsdoitworld.org/cleanup_dates_2015. Fotos de várias ações de limpeza podem ser encontradas aqui: mediabank.letsdoitworld.org.

Let’s Do It! World Cleanup (Vamos a Isto! Limpeza Mundial) 2015 é apoiada pelo Minitério dos Negócios Estrangeiros da Estónia a partir do Fundo para a Cooperação, Desenvolvimento e Ajuda Humanitária, e por Ministério do Ambiente da Estónia, Fundação Open Estónia, Skype, Grupo Carlson Rezidor Hotel, QlikView, Grupo Tallink, DHL Estonia, PricewaterhouseCoopers, Estonian Air, Traduções Interlex, Meedius Estonia, Sendsmaily e EuroPark Estonia.

Mais informação sobre a ação global:

Meelika Hirmo Let’s Do It! World Cleanup 2015 Head of Public Relations & Communication Phone: +372 504 1258 E-mail: [email protected]

Webpage: www.letsdoitworld.org

Facebook: facebook.com/letsdoitworld Twitter: twitter.com/letsdoitworld Youtube: youtube.com/letsdoitworld

 

Russia:

Aleksanda Maksimova

Coordinator of Let’s Do It! Russia

Phone: + 7 950 041 21 6 E-mail: [email protected] Facebook: https://www.facebook.com/letsdoitrussia Twitter: https://twitter.com/sdelaem2012 VKontakte: http://vk.com/letsdoitrussia PicasaWeb: http://picasaweb.google.com/106531268742303975241 Blog: http://m-b-n.livejournal.com/