O Kosovo e a Albânia irão Organizar uma Limpeza Massiva com Mais de 100.000 Pessoas

Espera-se que mais de 100.000 pessoas participem no dia de limpeza no Kosovo amanhã, dia 22 de maio. No mesmo dia, dezenas de milhares de pessoas na Albânia participarão numa limpeza costeira massiva, para resolverem o estado das massas de água e, especialmente, do Mar Adriático e do Mar Mediterrâneo.

As limpezas fazem parte do movimento cívico global Mãos à Obra! Limpeza Mundial de 2015, que tem como objetivo solucionar o problema de descarga ilegal, aos níveis local e global, a curto e a longo prazo – envolvendo uma grande parte da sociedade na atividade de limpeza num dia de ação, levantando as questões relacionadas com a descarga ilegal e envolvendo os chefes locais, políticos e especialistas, de forma a encontrar soluções sistémicas mais sustentáveis. Mãos à Obra! É um projeto corporativo massivo, que se concentra na tomada de ação positiva, em vez de responsabilizar e acusar. Desde o nascimento da ação global em 2012, milhões de pessoas aderiram às ações do dia de limpeza massiva. O modelo de Mãos à Obra! difere de várias outras ações de limpeza, uma vez que se foca na limpeza de todo o país em apenas um dia. Para tal, deverá ser facilitada pelos colaboradores uma extensa cooperação entre as autoridades, líderes cívicos, empresas, comunicação social e cidadãos.

O Kosovo, que declarou independência da Sérvia em 2008, e a Albânia apresentaram resultados impressionantes no ativismo cívico nos Balcãs. Ambos os países ostentam grandes números de voluntários ativos nas ações dos anos anteriores: em 2013, 132.000 pessoas no Kosovo e 147.000 na Albânia limparam voluntariamente os resíduos ilegais nos seus países.

Este ano, como parceiro da iniciativa cívica Mãos à Obra! Mediterrâneo, a Albânia concentra-se numa limpeza costeira massiva, com o objetivo de resolver a situação do lixo do Mar Adriático e do Mar Mediterrâneo. O Mar Mediterrâneo está rodeado por uma densa população humana e é responsável por cerca de 30% de todos os turistas do mundo, uma vez que mais de 220 milhões de turistas visitam a região todos os anos. Apesar da descarga de lixo no Mar Mediterrâneo ser proibida desde 2009, 80% dos esgotos urbanos descarregados no mar não é tratado. Cerca de 250 biliões de fragmentos microscópicos de plástico flutuam no Mediterrâneo e, em determinados locais, o volume de plástico microscópico na água excede o volume de plâncton. A Albânia realizará a sua ação de limpeza nacional massiva no dia 20 de novembro.

As equipas no Kosovo e na Albânia decidiram organizar a ação em conjunto, como sinal de solidariedade entre si. “O objetivo da ação deste ano no Kosovo é resolver os aterros ilegais, com a esperança de receber a ajuda de mais de 100.000 voluntários. Criamos um mapa à volta de 600 lixeiras ilegais em todo o país. O nosso objetivo é livrarmo-nos de, pelo menos, metade destas lixeiras e transformar essas áreas limpas em vegetações e parques”, explica Adem Ramadani, Relações Públicas e representante do projeto Mãos à Obra! Kosovo.

O Kosovo conta com a participação de mais de 200 ONGs no dia de limpeza. Este ano, os ativistas do projeto Mãos à Obra! trabalham também em conjunto com as empresas de construção, para ajudar na limpeza de entulho de obras, apesar de Ramadani salientar que a maioria dos resíduos eliminados na natureza do Kosovo seja resíduos domésticos. É por este motivo que a equipa organiza várias campanhas informativas relacionadas com o ambiente ao longo do ano.

O movimento Mãos à Obra! teve início na Estónia, em 2008, quando 50.000 pessoas se juntaram e limparam todo o seu país em cinco horas, removendo 10.000 toneladas de resíduos. Hoje, o projeto Mãos à Obra! é uma rede global de 112 países que envolveram mais de 12 milhões de participantes. Os países que participam nas ações do projeto Mãos à Obra! Podem ser consultados aqui: www.letsdoitworld.org/countries e as futuras datas de limpeza podem ser consultadas aqui: www.letsdoitworld.org/cleanup_dates_2015As fotos dos diferentes eventos de limpeza podem ser vistas aqui. A iniciativa Mãos à Obra! Limpeza Mundial de 2015 é apoiada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Estónia, através do fundo para a Cooperação ao Desenvolvimento e de Ajuda Humanitária, do Ministério do Ambiente da Estónia, da Open Estonia Foundation, Skype, Carlson Rezidor Hotel Group, QlikView, Tallink Group, DHL Estonia, PricewaterhouseCoopers, Estonian Air, Interlex Translations, Meedius Estonia, Sendsmaily e EuroPark Estonia. Mais informações sobre o movimento global: Meelika Hirmo Mãos à Obra! Limpeza Mundial de 2015 Chefe de Relações Públicas e Comunicação Telefone: +372 504 1258 E-mail: [email protected] Sítio Web: https://www.letsdoitworld.org Facebook: http://www.facebook.com/letsdoitworld Twitter: http://www.twitter.com/letsdoitworld Youtube: http://www.youtube.com/user/Letsdoitworld

Kosovo Besarta Gashi Mãos à Obra! Kosovo Relações Públicas e Comunicação Telefone: +386 4960 3523 E-mail: [email protected] Sítio Web: http://www.letsdoitkosova Facebook: https://www.facebook.com/tapastrojmekosoven2013 Youtube: https://www.youtube.com/user/LetsDoItKosovaTV Flickr: https://www.youtube.com/user/LetsDoItKosovaTV

Albânia Ervin Shehaj Vamos Limpar a Albânia Num Dia Chefe de equipa Telefone: +355 69 20 31900 E-mail: [email protected] Sítio Web: http://greenline.al/ Facebook: https://www.facebook.com/TaPastrojmeShqiperine Twitter: letsdoitalbania YouTube: letsdoitalbania Flickr: http://www.flirck.com/groups/letsdoitalbania Blogue: www.letsdoitalbania.blog.com