Albânia Ambiciona Iniciar o Movimento Zero Resíduos Com Acções de Limpeza Massivas

O movimento cívico global Let’s Do It! World (Vamos a Isto! Mundo) está a juntar os Albaneses uma vez mais para trabalhar a fim de se livrarem dos resíduos ilegais de uma vez por todas. No dia 21 de Novembro, um evento de limpeza massiva irá realizar-se na Albânia prevendo reunir pelo menos 100,000 voluntários e recolher 10,000 toneladas de lixo.

O grande dia de limpeza é precedido por 12 conferências regionais com a participação dos principais stakeholders do país, tais como instituições de ensino, governos locais, instituições estatais regionais e locais, activistas da sociedade civil, representantes da comunicação social e comunidade empresarial, etc. Alem disso, a Albânia está prestes a iniciar o processo de se tornar um país de resíduos zero.

A Albânia tem realizado grandes eventos de limpeza desde 2012, quando 122,000 voluntários se juntaram para limpar o país; em 2013, o número de voluntários já era 147,000. Este ano, a acção Let’s Do It! (Vamos a Isto!) e a campanha “Green Tour 3” da Albânia ambiciona perspectivar o problema dos resíduos de uma forma mais ampla. Os Albaneses estão prestes a sensibilizar para os resíduos ilegais e tratar dos problemas ambientais através da reunião dos stakeholders mais relevantes para reflectir e tomar decisões.

“Os principais tópicos das conferencias são o futuro do movimento na Albânia e no mundo, o papel da sociedade civil na Albânia, educação ambiental, o envolvimento dos jovens no trabalho voluntário, o papel dos governos locais na protecção ambiental, turismo sustentável, responsabilidade social, e o papel da comunicação social na sensibilização para os assuntos ambientais”, explicou Ervin Shehaj, líder da equipa Let’s do It! Albânia (Vamos a Isto! Albânia).

Let’s Clean Albania in One Day (Vamos Limpar a Albânia num Dia) faz parte do movimento global Let’s Do It! World (Vamos a Isto! Mundo). A rede internacional de campanhas de limpeza ambiciona resolver o problema da deposição illegal de resíduos a uma escala local e global, e a curto e longo prazo – através do envolvimento de uma grande parte da sociedade nos eventos de limpeza, sensibilizando para os assuntos relacionados com deposição ilegal de resíduos e envolvendo especialistas, líderes locais e políticos para encontrar soluções sistémicas mais sustentáveis. O movimento começou na Estónia em 2008 quando 50,000 pessoas se juntaram para limpar o pais inteiro em 5 horas, recolhendo 10,000 toneladas de lixo. Hoje em dia, Let’s Do It! (Vamos a Isto!) é uma rede global de 112 países, tendo envolvido mais de 11 milhões de participantes.

Os países participantes nas ações Let’s Do It! (Vamos a Isto!) podem ser vistos aqui:

www.letsdoitworld.org/countries e as datas das próximas limpezas podem ser vistas aqui: www.letsdoitworld.org/cleanup_dates_2014.

A acção de limpeza na Albânia é apoiada pelo Ministério do Ambiente da Albânia, Ministério da Previdência Social e da Juventude da Albânia, o Ministério da Educação e do Desporto da Albânia, a Agencia Nacional Albanesa do Turismo, a Agência Nacional do Ambiente da Albânia. A cooperação também envolve câmaras municipais, instituições públicas locais e regionais e várias organizações sem fins lucrativos.

O movimento “Let’s Do It!” (Vamos a Isto!) é apoiado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Estónia a partir do Fundo para o Desenvolvimento, Cooperação e Ajuda Humanitária, Fundação Open Estonia, Skype, Grupo Carlson Rezidor Hotel, QlikView, Grupo Tallink, DHL Estonia, PricewaterhouseCoopers, Estonian Air, Traduções Interlex, Meedius Estonia, e EuroPark Estonia.

Mais informação sobre o movimento global Let’s Do It! (Vamos a Isto!):

Meelika Hirmo
Let’s Do It! World Cleanup 2014
Head of Public Relations & Communication
Phone: +372 504 1258
E-mail: [email protected]
Homepage: https://www.letsdoitworld.org
Facebook: http://www.facebook.com/letsdoitworld
Twitter: http://www.twitter.com/letsdoitworld
Youtube: http://www.youtube.com/user/Letsdoitworld