112,000 Pessoas Limparam ca 8000 Toneladas de Resíduos Ilegais na Albânia Num Só Dia

No dia 21 de Novembro, um evento de limpeza massiva aconteceu na Albânia, reunindo 112,000 voluntários que limparam ca 8000 toneladas de resíduos ilegais, tornando-se esta a maior ação cívica no país.

De acordo com Ervin Shehaj, coordenador do Let’s Do It! Albania (Vamos a Isto! Albânia, Ta Pastrojmë Shqipërinë), a situação melhorou muito na Albânia, desde a primeira limpeza: “Há menos resíduos, mas o aspecto mais importante é a sensibilização e mudanças na legislação. Finalmente, temas ambientais são um assunto do dia na Albânia – o que não era o caso antes”, diz ele.

“Quando começámos a preparar-nos para este evento, a Albânia tinha a taxa de voluntariado mais baixa de toda a Europa. Ao contactarmos as pessoas e as instituições pela primeira vez, eles pensaram que nós éramos loucos. Nós dissemos que esperávamos juntar 100,000 pessoas e todos se riam sobre essa expectativa. Havia também uma mentalidade particular na Albânia nessa altura – as pessoas não queriam ser vistas a fazer uma limpeza em público. Não era considerado positivo de qualquer maneira. Além disso fazer voluntariado não era considerada uma coisa moderna ou normal”, explicou Shehaj.

Shehaj recorda debates em que muitos argumentavam que, dado que os cidadãos já pagam impostos, então não deveriam limpar o que outros sujaram. Para criar uma mudança rápida de comportamento houve um esforço conjunto de entusiastas cívicos jovens, que ficaram motivados para o fazer após terem visto um vídeo sobre a limpeza massiva da Estónia, a qual envolveu 4% da população (50,000 pessoas) em 2008.

A Albânia tem vindo a organizar grandes eventos de limpeza desde 2012. O primeiro grande evento juntou 122,000 voluntários para limparem o seu país. Em 2013, o evento tornou-se verdadeiramente uma iniciativa das bases, reunindo 147,000 pessoas e sendo organizado por ativistas cívicos. Este ano, o evento Let’s Do It! Albania (Vamos a Isto! Albânia) e a campanha “Green Tour 3” tiveram como objectivo ver o problema dos resíduos de uma forma mais ampla.

“O foco da campanha foi sensibilizar para os resíduos ilegais e endereçar os problemas ambientais através da reunião de stakeholders relevantes para o debate e tomada de decisão sobre esse assunto. Além disso, a campanha foi o primeiro passo para dar início ao processo de transformação da Albânia num país de zero resíduos”, afirma Shehaj.

De acordo com as estatísticas iniciais, 24,2% dos resíduos recolhidos no dia 21 de Novembro consistiam de plástico e 21,1% de lixo doméstico. Os voluntários também reuniram uma quantidade significativa de resíduos de construção (14,5%) e vidro (13,6%). 10,7% do lixo localizado e recolhido eram metais, mas também lixo electrónico e resíduos perigosos foram encontrados, em conjunto com resíduos líquidos e peças de automóveis, etc. No total  ca 8000 toneladas de resíduos foram recolhidas num só dia.

A rede internacional de campanhas Let’s Do It! (Vamos a Isto!) ambiciona resolver o problema da deposição ilegal de resíduos a nível local e global e a curto e longo prazo – através do envolvimento de uma grande parte da sociedade num evento de limpeza, levantando as questões relacionadas com a deposição ilegal e envolvendo especialistas, líderes políticos e locais na procura de soluções sistémicas mais sustentáveis. O movimento começou na Estónia em 2008 quando 50,000 pessoas se juntaram para limpar o pais inteiro em 5 horas, recolhendo 10,000 toneladas de lixo. Hoje em dia, Let’s Do It! (Vamos a Isto!) é uma rede global de 112 países, tendo envolvido mais de 11 milhões de participantes.

Os países participantes nas ações Let’s Do It! (Vamos a Isto!) podem ser vistos aqui: www.letsdoitworld.org/countries e as datas das próximas limpezas podem ser vistas aqui: www.letsdoitworld.org/cleanup_dates_2014.

A acção de limpeza na Albânia foi apoiada pelo Ministério do Ambiente da Albânia, Ministério da Previdência Social e da Juventude da Albânia, o Ministério da Educação e do Desporto da Albânia, a Agencia Nacional Albanesa do Turismo, a Agência Nacional do Ambiente da Albânia. A cooperação também envolve câmaras municipais, instituições públicas locais e regionais e várias organizações sem fins lucrativos.

O movimento “Let’s Do It!” (Vamos a Isto!) é apoiado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Estónia a partir do Fundo para o Desenvolvimento, Cooperação e Ajuda Humanitária, Fundação Open Estonia, Skype, Grupo Carlson Rezidor Hotel, QlikView, Grupo Tallink, DHL Estonia, PricewaterhouseCoopers, Estonian Air, Traduções Interlex, Meedius Estonia, e EuroPark Estonia.

A galleria de fotos do evento pode ser vista aqui!

Mais informação sobre o movimento global Let’s Do It! (Vamos a Isto!):

Meelika Hirmo
Let’s Do It! World Cleanup 2014
Head of Public Relations & Communication
Phone: +372 504 1258
E-mail: [email protected]
Homepage: https://www.letsdoitworld.org
Facebook: http://www.facebook.com/letsdoitworld
Twitter: http://www.twitter.com/letsdoitworld
Youtube:

Albania:
Ervin Shehaj
Coordenador da Equipa Let’s Do It! Albania (Ta Pastrojmë Shqipërinë, Vamos a Isto! Albânia)
Phone: +355 69 20 31900
E-mail: [email protected]
Homepage: http://greenline.al
Facebook: https://www.facebook.com/TaPastrojmeShqiperine
Twitter: letsdoitalbania
YouTube: letsdoitalbania
Flickr: http://www.flirck.com/groups/letsdoitalbania
Blog: www.letsdoitalbania.blog.com