Voluntários juntam-se na Holanda e na Rússia contra o problema de deposição ilegal de lixo

A Rússia e a Holanda estão a limpar os resíduos ilegais dos seus países e a organizar várias ações à escala nacional para sensibilizar as pessoas para o problema de deposição ilegal de resíduos.

Na Holanda, o KeepitCleanDay (Dia de Manter Asseado) está a tratar da questão dos resíduos ilegais com a organização de uma série de eventos regionais no dia 19 de Setembro. De acordo com Annette Dölle, coordenador do projeto KeepitCleanDay, as atividades de limpeza são diversas e variam significativamente de região para região.

“As atividades são diferentes em cada região – em algumas zonas, o foco está nos jovens, enquanto que noutras são os idosos que são envolvidos. Uma região, por exemplo, vai-se dedicar completamente à limpeza de praias. Nós acreditamos que abraçar esta diversidade é sustentável no longo prazo em relação ao nosso país,” diz Dölle.

Cerca de 50 das 83 regiões e milhares de voluntários vão participar nas ações Let’s Do It! (Vamos a Isto!) na Rússia no dia 21 de Setembro. O evento de limpeza à escala nacional tem vindo a fazer gradualmente a transição de ações de recolha de lixo para tratar de questões mais transversais relacionadas com a gestão de resíduos e problemas relacionados com o lixo existentes na sociedade russa. Para além da recolha de lixo, o objectivo do evento de limpeza da Rússia neste ano é desenvolver novas ideias e projetos relacionados com sensibilização para as questões dos resíduos. Os russos planeiam organizar ações para promover a separação de resíduos e começar com lições sobre ecologia nas escolas, para citar apenas alguns exemplos.

“Estamos a caminhar para um sistema de separação de resíduos na Rússia e vemos que a sociedade civil tem um papel importante a desempenhar neste processo,” Aleksandra Maksimova, coordenadora da campanha Let’s Do It! Russia (Vamos a Isto! Rússia) diz.

Let’s Do It! Russia e Netherlands (Vamos a Isto! Rússia e Holanda) fazem parte do movimento global Let’s Do It! World (Vamos a Isto! Mundo). A rede internacional de ações de limpeza ambiciona resolver o problema de deposição ilegal de lixo ao nível local e global e a curto e a longo prazo – ao envolver uma grande parte da sociedade nas ações de limpeza, levantando as questões relacionadas com a deposição ilegal de lixo e envolvendo também especialistas, líderes políticos e locais para encontrar soluções sistémicas sustentáveis. O movimento começou na Estónia em 2008, quando 50,000 pessoas se juntaram para limpar o lixo de todo o país em 5 horas, recolhendo 10,000 toneladas de lixo. Atualmente, Let’s Do It! (Vamos a Isto!) é uma rede global com mais de 100 países, envolvendo mais de 10 milhões de voluntários.

Os países participantes nas ações Let’s Do It! (Vamos a Isto!) podem ser vistos aqui: www.letsdoitworld.org/countries e as datas das próximas limpezas podem ser vistas aqui: www.letsdoitworld.org/cleanup_dates_2014.

O movimento “Let’s Do It!” (Vamos a Isto!) é apoiado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Estónia a partir do Fundo para o Desenvolvimento, Cooperação e Ajuda Humanitária, Fundação Open Estonia, Skype, Grupo Carlson Rezidor Hotel, QlikView, Grupo Tallink, DHL Estonia, PricewaterhouseCoopers, Estonian Air, Meedius Estonia, e EuroPark Estonia.

Mais informação sobre o movimento global Let’s Do It! (Vamos a Isto!):

Meelika Hirmo
Let’s Do It! World Cleanup 2014
Head of Public Relations & Communication
Phone: +372 504 1258
E-mail: [email protected]
Homepage: https://www.letsdoitworld.org
Facebook: http://www.facebook.com/letsdoitworld
Twitter: http://www.twitter.com/letsdoitworld
Youtube: http://www.youtube.com/user/Letsdoitworld

Russia:
Aleksandra Maksimova
«Let’s do it!» Russia campaign («Sdelaem!»)
Regional Coordinator
Phone: +7 950 041 21 67
E-mail: [email protected]
Homepage: www.sdelaem.info
Vkontakte: http://vk.com/letsdoitrussia
Facebook: http://www.facebook.com/letsdoitrussia/info
Yotube: http://www.youtube.com/user/sdelaem

Holanda:

Annette Dölle
KeepitCleanDay
Coordinator
E-mail: [email protected]
Phone: +31 626 715 406
Home page: www.keepitcleanday.nl
Facebook: https://www.facebook.com/KeepItCleanDay