Líderes cívicos de 40 países reúnem-se no Kosovo para eliminar o problema de lixo massivo

O movimento cívico ambientalista “Vamos a Isto!” vai realizar uma conferência de 6 a 9 de Fevereiro em Pristina, Kosovo, para resolver o problema de deposição de resíduos ilegais em conjunto com representantes de mais de 40 países.

O movimento cívico que, em apenas 5 anos, passou de uma ação de um país para uma rede global de movimentos cívicos em 110 países, tem tido um crescimento rápido através das ações Limpeza Mundial de 2012 e Limpeza Mundial de 2013. Consistindo de ações de limpeza individuais organizadas pela rede de membros em todo o mundo, o número de voluntários cresceu de 50,000 pessoas na Estónia para 9 milhões de voluntários de todo o mundo no espaço de 5 anos.

Em 2013, mais de 2,4 milhões de pessoas tomaram o assunto em suas próprias mãos e participaram em ações de limpeza para remover resíduos ilegais depositados na berma de estradas, espaços verdes e urbanos, etc.

Pela primeira vez, a conferência anual Clean World irá acontecer fora da Estónia, o berço do movimento “Vamos a Isto!”. Equipas do movimento “Vamos a Isto!” de todo o planeta reúnem-se uma vez por ano nesta conferencia para partilhar experiências, apresentar as suas histórias de sucesso, encontrar novas motivações e ouvir os inovadores na área cívica e ambientalista. Durante as oficinas discutem-se soluções para vários problemas relacionados com o lixo e novos, ambiciosos planos são criados.

“A humanidade é sobre sonhos. O sonho de um planeta limpo é um desses grandes sonhos. Talvez demasiado grande para ser levado a sério, a não ser que haja muitas pessoas com quem partilhá-lo. Nestes tempos de níveis recorde de CO2 atmosférico e destruição massiva de ecossistemas, é preciso coragem para sonhar com um ambiente completamente verde e limpo”, disse Rainer Nolvak, o iniciador do movimento “Vamos a Isto!” e motivador de “Vamos a Isto! Limpeza Mundial 2014”.

“É preciso ainda mais para planear e executar e realmente alterar o estado de coisas – isto só pode ser feito em conjunto. Como atrair uma massa crítica em cada país, como mudar as mentalidades das pessoas – é sobre isto que a conferencia no Kosovo vai tratar”, Nolvak acrescentou.

“O Kosovo não esteve envolvido em nenhum processo de decisão internacional relativo ao ambiente. Finalmente, os debates e trabalho mais estruturado começaram nas matérias ambientais, o que ainda não tinha acontecido. Nós vemos toda a cena cívica a ser ativada graças às ações Vamos a Isto! As pessoas têm experienciado que mudanças podem ser feitas e isto tem impulsionado novas iniciativas. Naturalmente, nós também queremos promover o nosso país”, disse Luan Hasanaj, coordenador de “Vamos a Isto! Kosovo”.

“Vamos a Isto!” é o maior movimento cívico no Kosovo e no último ano juntou 132,000 voluntários para limpar resíduos ilegais das ruas e dos espaços verdes.

O movimento Let’s Do It! é apoiado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Estónia a partir do Fundo para o Desenvolvimento, Cooperação e Ajuda Humanitária, Skype, Grupo Carlson Rezidor Hotel, QlikView, Grupo Tallink, DHL Estonia, PricewaterhouseCoopers, Estonian Air, Meedius Estonia e EuroPark Estonia. A conferência é apoiada por United Country Team – UNKT, Embaixada Real da Noruega em Pristina, Ministério dos Negócios Estrangeiros de Kosovo, Ministério do Ambiente e Planeamento do Espaço de Kosovo, Hotel Sirius e TV21.

Fotos e materiais ilustrativos estão disponíveis para os media no banco de mídia de Let’s Do It! World Cleanup. O programa da conferência pode ser visto aqui.

Mais informação: 

Meelika Hirmo

Let’s Do It! World Cleanup 2014

Head of Public Relations & Communication

Phone: +372 5041258

E-mail: [email protected]

Homepage: https://www.letsdoitworld.org

Facebook: http://www.facebook.com/letsdoitworld

Twitter: http://www.twitter.com/letsdoitworld

Youtube: http://www.youtube.com/user/Letsdoitworld