Cerca de meio milhão de voluntários juntaram-se para limpar os seus países no Outono

Quinze países e cerca de meio milhão de voluntários contribuíram para o crescimento da ação cívica Vamos a Isto! Limpeza Mundial através da limpeza de resíduos ilegais nos seus países.

França, Rússia, Hungria, Bielorrússia, Países Baixos, Hong Kong, Suíça, Alemanha, Argentina, Roménia, México, Bósnia e Herzegovina, Brasil e República de Macedónia organizaram ações de limpeza nos seus países.

Em vários destes países, “Vamos a Isto!” é o maior movimento cívico da modernidade. O Ministro de Desenvolvimento Rural da Hungria comparou o dia de limpeza húngaro com a Batalha de Mohács, a qual envolveu o império Turco Otomano e o Reino da Hungria tendo tido um impacto decisivo na história da região Centro Oriental da Europa. Ele afirmou que se todos os húngaros que participaram na ação de limpeza tivessem podido fazer frente ao exército Turco da altura, então a história seria certamente muito diferente.

Na Bósnia e Herzegovina mais do que 10,000 voluntários participaram numa ação massiva de plantação de árvores que resultou em 230,000 árvores plantadas em um só dia.

A república de Macedónia, com a sua população de cerca de 2 milhões, conseguiu reunir mais de 61,600 pessoas que saíram de suas casas e voluntariamente limparam resíduos ilegais na maioria dos municípios do país. Para além das ações de limpeza, foi organizada uma conferencia e foram oferecidos programas educativos às escolas.

Jan Zijlstra, líder de Vamos Fazer! Macedónia, sentiu que a resposta foi positiva e a equipa organizadora está bastante satisfeita com os resultados. “Foi muito bom ver tantas pessoas envolvidas e foi maravilhoso trabalhar com eles durante a ação de limpeza. Há ainda espaço para melhoria em vários assuntos, pelo que apenas vemos isto como um estímulo para aumentar o nosso envolvimento e atingir o objectivo de Macedónia sem lixo”, disse ele.

Mais de 45,000 voluntários recolheram lixo em 1,833 km de praias, parques e ruas de Hong Kong. Aproximadamente 1,300 toneladas de resíduos foram recolhidos durante o programa anual de seis semanas “Limpeza de Hong Kong”, que decorreu entre 21 de Setembro e 1 de Novembro. Os organizadores admitiram que as praias foram os locais onde se recolheu mais lixo. O tipo de resíduo mais comum foram os sacos de plástico, apesar da imposição de taxas de governo.

O país com o maior número total de participantes foi a Roménia, que conseguiu envolver cerca de 200,000 voluntários a limpar resíduos ilegais na Roménia.

No dia 22 de Novembro, Albânia vai organizar uma limpeza no país, e entre os dias 27 e 30 de Novembro será a Nigéria, que vai festejar o Festival do Dia da Terra para promover o movimento “Vamos a Isto!”

O movimento “Vamos a Isto!” Nasceu em 2008 num país Europeu, a Estónia, quando cerca de 4% da população se juntou para limpar o país inteiro em apenas 5 horas. Em circunstâncias normais, teriam sido necessários 3 anos e cerca de 22,500,000 Euros para limpar a mesma quantidade de resíduos ilegais, mas foi apenas necessário 500,000 Euros e foi feito em apenas 1 dia. Até hoje, mais de 8,5 milhões de voluntários participaram em ações do Vamos Fazer! A rede atualmente congrega 108 países por todo o mundo, os quais organizam vários eventos, desde ações de limpeza de um dia até outras ações para sensibilização sobre a deposição ilegal de resíduos e as respectivas consequências.

O movimento “Vamos a Isto!” tem o apoio de: Ministérios dos Negócios Estrangeiros da Estónia, Skype, Grupo de hotéis Carl Rezidor, Ministério do Ambiente da Estónia, Qlik View, Grupo Tallink, DHL Estonia, Enterprise Estonia (EAS), e EuroPark Estonia.

Leiam esta nota de imprensa em outras línguas aqui!

Para mais informação sobre o movimento Vamos a Isto!” (incluindo contactos de outros países participantes), por favor contactar:

Meelika Hirmo
Let’s Do It! World Cleanup 2013
Head of Public Relations & Communication
GSM: +372 504 1258
E-mail: [email protected]
Home page: https://www.letsdoitworld.org
Facebook: http://www.facebook.com/letsdoitworld
Twitter: http://www.twitter.com/letsdoitworld
Youtube: http://www.youtube.com/user/Letsdoitworld

Macedonia:
Jan Zijlstra

Let’s Do It! Macedonia
Country team leader

Phone: +389 77 88 29 24

E-mail: [email protected]

Home page: www.ajdemakedonija.mk

Facebook: https://www.facebook.com/LetsdoitMacedonia

Youtube: http://www.youtube.com/LetsDoItMacedonia

Twitter: https://twitter.com/AjdeMakedonija

Hungary:
Gáspár Bubrik

Let’s Do It! Hungary

Press Officer

Phone: +36 70 777 1265

E-mail: [email protected]

Home page: http://www.teszedd.hu
Facebook: https://www.facebook.com/teszedd

Youtube: http://www.youtube.com/2012TeSzedd

Twitter: https://twitter.com/TeSzedd

Bosnia and Herzegovina:

Božidar Mihajlović
Let’s Do It! Bosnia and Herzegovina
Country coordinator
E-mail: [email protected]

Home page: http://letsdoit.ba

Facebook: https://www.facebook.com/LetsDoItOcistimoZemljuZa1Dan