Primavera trouxe nova vaga de ações de limpeza massiva

A ação cívica mundial Let’s Do It! World Cleanup, que reuniu mais de 6 milhões de voluntários para agir sobre as lixeiras ilegais no ano passado, tornou-se uma tradição e o movimento está a continuar este ano. Na últimas semanas, estima-se que mais de meio milhão de pessoas terão participado em ações de limpeza.

Quase 30 ações foram planeadas para acontecerem em 22 países até Junho. No ano passado, aproximadamente metade dos países de todo o mundo participaram na ação Let’s Do It! World Cleanup 2012.

Em Março, houve limpezas na Bélgica, Índia, Bósnia e Herzegovina, Portugal e Camboja. Foi organizada uma conferência sobre as ações de limpeza na Ucrânia. Nas últimas três semanas limparam-se lixeiras ilegais e procurou-se sensibilizar para a correta deposição do lixo em vários locais: Uganda, Grécia, Canadá (Nova Escócia), Mongólia, Croácia, Ucrânia, Bulgária, Líbano e Índia (Sannidhanam).

A Grécia celebrou o grande dia da limpeza do país no dia 14 de Abril, aceitando também o desafio de mergulhar e limpar o fundo do mar. Mergulhadores de toda a ilha de Samos juntaram-se em Mourtia e trabalharam nas águas cristalinas do Mar Egeu.

“Os mergulhos de preparação, o reconhecimento do leito submarino e a utilização de scooters subaquáticas, ajudaram os mergulhadores a maximizar a área limpa. Os sacos com lixo foram surgindo, a intervalos regulares, desde profundidades de cerca de 20 metros. A restante equipa à superfície e membros da Associação Amadora de Pesca de Samos transportaram os sacos com seus barcos de pesca para a praia”, explica o instrutor de mergulho Alexandros Malagaris, que também é o presidente da Associação de Mergulhadores de Samos e o responsável pela limpeza subaquática.

Os mergulhadores gregos recolheram 20 sacos de malha grandes cheios de garrafas de vidro e plástico, latas de cerveja e de bebidas não alcoólicas, tapetes, redes e artigos de pesca, roupas, partes de canalização, materiais de construção, coberturas de motores de barcos, quilómetros de linha de pesca, e partes de barcos em plástico. “Os voluntários ficaram chocados com os cerca de 24 pneus de automóveis e as centenas de embalagens de café instantâneo que recuperaram do fundo do mar e da praia”, admite Malagaris, que a princípio estava convencido de que não haveria muito trabalho a fazer devido a ações de limpeza anteriores.

Enquanto os mergulhadores limpavam o mar, os Bombeiros Voluntários de Vathi, com a ajuda de famílias inteiras de voluntários limparam a praia e a floresta circundante. Ao mesmo tempo, o resto da Grécia envolveu-se em inúmeras limpezas, tanto à superfície como debaixo de água. “O sucesso estimado deste dia de limpeza deverá ser superior aos resultados do ano passado, quando mais de 20.000 pessoas, 250 organizações e associações, 100 municípios e 50 escolas participaram, e 300 pontos de lixo foram limpos”, acrescenta Malagaris.

A 20 de Abril a Bulgária limpou mais de 2000 zonas com lixo, marcadas no site www.daizchistim.bg durante a campanha de mapeamento. 350 mil voluntários participaram na ação de limpeza na Bulgária e 100.000 toneladas de lixo ilegal foram recolhidas.

“A limpeza foi realizada com a ajuda de voluntários, tendo como parceiros a administração central, distrital e municipal, o sector empresarial, mais de 10 parceiros de media e o sector de ONG. Para além disso, mais de 20 celebridades búlgaras de várias esferas da vida pública aderiram à campanha e contribuíram para a sua promoção”, disse Konstantina Markova, gestora de comunicação do Grupo bTV Media.

“Pela primeira vez, o grupo bTV Media escolheu a região com a maior contribuição para a redução da poluição e proteção da natureza. O grupo bTV vai premiar os vencedores com um vídeo especial, criado especialmente para eles ,e que será transmitido nos canais bTV por um período de 6 meses. Os vídeos irão promover a beleza das regiões e da contribuição de seus cidadãos para a proteção do meio ambiente”, acrescenta.

Espanha, Letónia, Lituânia e Suécia estão também prestes a limpar os seus países no dia 27 de Abril. Estónia, Turquia, Bósnia e Herzegovina, Argentina, Kosovo e El Salvador vão organizar grandes ações de limpeza em Maio. O calendário com as datas de limpeza dos vários países pode ser visto na página web de Let’s Do It! World Cleanup: https://www.letsdoitworld.org/cleanup_dates_2013. Este calendário será atualizado regularmente com a informação recebida dos países participantes.

Mais informações sobre o movimento Let’s Do It!:

Kadi Kenk
Let’s Do It! movement
Head of Regional Coordinators
Phone: +372 583 294 72
E-mail: [email protected]
Home page: www.letsdoitworld.org
Facebook: http://www.facebook.com/letsdoitworld
Twitter: http://www.twitter.com/letsdoitworld
Youtube: http://www.youtube.com/user/Letsdoitworld

More information on countries’ actions:

Greece:
Alexandros Malagaris
[email protected]
+30-22730-80321
Home page: http://www.letsdoitgreece.org
The video of Greek underwater cleanup action can be found here:
http://letsdoitworld.org/country/greece

Bulgaria:
Maria Lazarova
Let’s Do It! Bulgaria
E-mail: [email protected]
Home page: http://www.btv.bg/da-izchistim

Sweden:
Emma Martinelle
Picking Litter Days (Let’s Do It! Sweden)
Phone: +467 362 587 01
E-mail: [email protected]
Home page: http://www.skrapplockardagarna.se

Spain:
Let’s Do It! Spain
E-mail: [email protected]
Home page: http://vamosahacerlo.org

Lithuania:
Let’s Do It! Lithuania
E-mail: [email protected]
Home page: http://www.mesdarom.lt

Latvia:
Let’s Do It! Latvia
E-mail: [email protected], [email protected]
Home page: http://www.talkas.lv