Movimento global que une e continuará a unir mais de 96 paises em todo o mundo.

A acção de Limpeza Mundial 2012, organizada pelo movimento „Vamos a Isto!“, Interligou milhões de voluntários de mais de metade dos países do mundo este ano. Uma rede de equipas voluntárias e ONG’s organizaram 84 acções de limpeza de um dia na Ásia, África, América do Norte, América do Sul e Europa. O maior número de voluntários participou nos dias de limpeza na Suécia (675000), Bulgária (322000) e na Eslovénia (265000).

„Alguma coisa está a mudar totalmente no mundo. As pessoas não parecem satisfeitas com a maneira como as coisas estão organizadas e começam a ter um papel activo para participar na mudança,“ declarou um dos iniciadores do movimento, Rainer Nõlvak.

As informações fornecidas pelos organizadores locais, indicam que os voluntários já recolheram um número total de 67 000 toneladas de lixo, durante as acções deste ano.

Apresentações e mapas sobre o resultado das acções da Limpeza Mundial 2012 estão disponíveis aqui:

http://mediabank.letsdoitworld.org/photos/World%20Cleanup%202012%20statistics

O movimento Vamos a Isto! Não é só lidar com as consequências de uma fraca gestão dos sistemas de recolha de lixos e com fraca sensibilização das pessoas para este problema. Os organizadores realçam que em muitos sítios a limpeza é só um primeiro passo para muitas outras possibilidades: „ Nós não somos um movimento de limpeza – nós somos um movimento de pessoas que querem fazer uma mudança duradora. É fantástico ver que em muitos países as equipas locais estão a desenvolver uma futura cooperação com as autoridades e empresas, de maneira a estabelecer modelos mais efectivos de recolha e gestão de resíduos.,“ diz Nõlvak. Nas suas palavras estes desenvolvimentos ocorrem especialmente em países onde as equipas já estão activas há alguns anos. „ Por exemplo – a importância da educação é clara, tanto no Brasil, Eslovénia e em muitos outros países, as equipas locais desenvolveram já programas educacionais e workshops para jovens e trabalho com as escolas para os introduzir também no sistema educacional,“ Acrescenta.

Para unir os activistas dos diferentes países, de maneira a poderem partilhar as diferentes experiências e encontrar possibilidade para novos passos em termos locais, regionais e globais, o movimento Vamos a Isto! Está a organizar 4 encontros regionais, este ano – de 8 a 11 de Novembro, os encontros terão lugar no Nepal (para os países Asiáticos) e na Rússia (para países europeus), de 15 a 18 de Novembro em El Salvador (para os países da América) e de 19 a 21 de Novembro no Benim (para países africanos). Todos os activistas dos países vizinhos serão bem-vindos.

Vamos a Isto! É um dos movimentos com maior crescimento da história, ao nivel mundial. A ideia surgiu há apenas 5 anos atrás, no canto nórdico da Europa – a Estónia, onde um grupo de activistas conseguiram juntar cerca de 50 000 voluntários para limpar o país. Unindo os esforços de mais de 600 organizadores voluntários, 500 parceiros e com um software para mapear o lixo e organizar todo o sistema logístico das equipas de voluntários em todo o país. Na acção de um dia, a 3 de Maio de 2008, os 50 000 voluntários foram capazes de juntar 10 000 toneladas de lixo ilegal em apenas 5 horas. Um video de 5 minutos (http://www.youtube.com/watch?v=zPfdFs227tE&list=PLCE64BAFE6D704287&index=6&feature=plcp) apresentando a actividade, começou a espalhar-se pela internet e a juntar o interesse de outros países e de activistas que começaram eles mesmos a organizar acções similares nos seus respectivos países. Neste momento esta interligação já se tornou num movimento juntando grupos civis e ONG’s de 96 países diferentes.

O movimento Vamos a Isto! Tem planos ambiciosos para o próximo ano – „É já claro que nós temos que continuar o nosso esforço global para juntar mais activistas neste países que não estão ainda envolvidos,“ diz Nõlvak. „Se no final deste ano nós trabalhámos já com 96 países diferentes, no próximo ano esperamos duplicar o nosso círculo e construir uma rede de activistas em todos os países, para alcançar o sucesso com a acção Limpeza Mundial 2013.“ Revelou Nõlvak. A equipa global está também a organizar uma conferência mundial e um Brainstorm também a nível mundial, para o inicio de 2013, para planear os próximos passos e acções como movimento cívico.

Limpeza Mundial 2012 é patrocinada pela Skype, Outfit7, Estonian Air, Carlson Rezidor Hotel Group e o Ministério do Ambiente da Estónia

Mais informação:

Tiina Urm, Chefe de comunicações

World Cleanup 2012

Telefone: +372 53000515

E-mail: [email protected]

Homepage: www.letsdoitworld.org

Página do Facebook: http://www.facebook.com/letsdoitworld

Twitter: http://www.twitter.com/letsdoitworld