Voluntários na recolha de lixo em 6 países e 3 continentes

Esta semana ocorrerão inúmeras acções de voluntariado em pelo menos 6 países diferentes. Estas acções de limpeza são parte do projecto global chamado Limpeza Mundial 2012, que tem por objectivo o de unificar a sociedade em torno de um objectivo comum, de combater a poluição e o dever de proteger o ambiente. No dia 16 de Setembro, voluntários da Malásia vão também reunir-se para limpar o seu país.

No dia 15 de Setembro ocorrerá na Rússia, o que promete ser, uma das maiores acções cívicas alguma vez vista no país, onde 100 000 participantes de todas as 72 regiões– de Kaliningrado até Kamchatka e Vladivostok,  unirão esforços para limpar a sua nação.

O coordenador do projecto na Rússia, Denis Stark, explica que não será apenas uma modificação positiva no meio ambiente, mas será também uma mudança mais profunda na sociedade civil: „A acção de limpeza „Let´s do it!“ é algo independente.  Centenas de coordenadores de acções locais e milhares de participantes das 72 regiões da Rússia, decidiram limpar o lixo das regiões mais interiores, sem qualquer ordem vinda de cima.“, acrescentando: „É como um „salto quântico“ – era comum haver um Estado da sociedade civil, e agora passou a algo diferente. Como aconteceu, não é muito claro para nós.“ A equipa de limpeza espera que esta acção não seja apenas temporária, mas que a áreas onde ocorrerão as limpezas, se mantenham limpas e protegidas também no futuro. Os organizadores tentarão também criar um precedente e reutilizar o lixo que for recolhido, esperando reciclar pelo menos 30%.

Na Nigéria a limpeza terá lugar no dia 15 de Setembro.  A ONG nigeriana „Crianças e o ambiente“ (CATE) que já realizou anteriormente 4 limpezas, sendo que a „Let’s Do It! Mushin, Lagos: CleanUp & GreenUp Your Neighbourhood“ é a segunda vez que a CATE organiza uma acção de limpeza tendo por base o movimento cívico „Let’s Do It!“. Sola Alamutu, presidente da CATE realça que o facto da Nigéria ser o país com a sétima maior população do mundo (150 milhões de habitantes), faz com que seja um desafio organizar uma actividade cívica a nível nacional num só dia. No entanto a equipa criou uma rede de contactos com os diversos organizadores e ONG´s locais para que se concretizem acções locais e alertar a sociedade civil em todo o país. A Senhora Alamutu refere: „Estamos a limpar passo a passo e acreditando que outras organizações vão seguir os nossos passos.“ A equipa foca atenções em diferentes comunidades todos os anos. Desta vez o foco estará localizado num subúrbio da capital, chamado Mushin. „ O maior problema aqui é a indiferença para com questões ambientalistas, e esperamos que com esta acções seja possível mudar a atitude das pessoas.“ Declara a Senhora Alamutu.

Em Setembro as acções de limpeza terão também lugar na Argentina, Holanda, Alemanha, França, Bélgica, Ilha Mauricia, Albânia, Cazaquistão, Chipre, Macedónia, Quénia e Itália. O Calendário das acções da Limpeza Mundial 2012 pode ser encontrado aqui: www.letsdoitworld.org/cleanup_dates.

Em cerca de cinco anos, mais de 70 actividades similares já tiveram lugar em todo o mundo, impulsionadas pelo movimento cívico global „Let´s Do It“, que nasceu na Estónia em 2008, onde mais de 50 000 voluntários saíram á rua para limpar todo o país, em apenas 5 horas. As maiores acções até agora aconteceram na Bulgária (320 000 voluntários) e na Eslovénia ( 275 000 voluntários), outros países estão já a prepararem-se para mobilizar centenas de milhares de voluntários em outras actividades. O movimento contará com acções em 94 países só este ano, com a organização da acção de Limpeza Mundial Global 2012, consistindo numa limpeza de um só dia, a ter lugar nos países participantes em 2012.

Limpeza Mundial 2012 é patrocinada pela Skype, Outfit7, Estonian Air, Carlson Rezidor Hotel Group e o Ministério do Ambiente da Estónia.

Mais informação:

Tiina Urm, Chefe de comunicações
World Cleanup 2012
Telefone: +372 53000515
E-mail: [email protected]
Homepage: www.letsdoitworld.org
Página do Facebook: http://www.facebook.com/letsdoitworld
Twitter: http://www.twitter.com/letsdoitworld

Mais informação sobre as acções:

Nigéria

Sola Alamutu ([email protected])

Telefone: +234 802 308 7725

Rússia – Federação Russa

Evgenia Sukhova ([email protected])

Telefone: +79161402312

Homepage: http://sdelaem2012.ru/

FB page: http://www.facebook.com/letsdoitrussia.

Filipinas

Roald Arcangel: [email protected]

Homepage: http://www.cleanupthephilippines.org/

FB page: http://www.facebook.com/letsdoitph

Arménia

Arsen Gasparyan: [email protected]

Homepage: http://www.letsdoit.am/

FB page: http://www.facebook.com/letsdoitarmenia

Malásia

Herbert Wong: [email protected]

FB page: https://www.facebook.com/letsdoitmsia

Biélorrussia

E-mail: http://vk.com/letsdoitbelarus

Homepage: http://vk.com/letsdoitbelarus