Limpezas cívicas, massivas na Albânia, Áustria, Croácia, EUA, Letónia, Lituânia e Egipto neste fim-de-semana

Este fim-de-semana haverá uma enorme limpeza em 3 continentes e 7 países. No geral, a tentativa da limpeza é mobilizar meio milhão de voluntários, dedicando o dia para limpar o lixo depositado ilegalmente em terra e no mar, a 20, 21 e 22 de Abril. Todas as limpezas fazem parte da campanha cívica mundial “World Cleanup 2012”, que desde 24 Março até 25 Setembro deste ano, junta mais de 90 países.

 Na Albânia, espera-se que mais de 75.000 voluntários (2,5% da população) envolvidos na limpeza a 20 de Abril. “Queremos que o nosso país para mostrar o seu lado bonito e livre de resíduos” diz o coordenador nacional, Lorenc Gjoka. O objetivo da ação, segundo Gjoka, não é apenas remover 25.000 toneladas de resíduos, mas também aumentar a consciência das comunidades para as questões de resíduos, voluntariado e de questões ambientais em geral. Além disso, a equipe está a trabalhar com os ministérios para melhorar as leis ambientais para gerar soluções mais sustentáveis na gestão e encaminhamento dos  resíduos a nível local e nacional.
Croácia limpará a 21 de Abril, 60 municípios, incluindo as 10 maiores ilhas e mais povoadas. A equipe organizadora espera reunir mais de 45.000 voluntários (1% da população), na Croácia. “Para as pessoas do nosso país, onde é extremamente difícil ter sucesso sem estar envolvido em corrupção, é raro qualquer pessoa que não se relacionar com pessoas importantes em posições importantes, uma pequena cidade pode fazer a diferença e motivar muitas pessoas e as partes interessadas “ diz que a líder da limpeza croata, Helena Traub. Traub acrescenta que a missão por trás da ação é mudar padrões de comportamento da sociedade no que diz respeito a resíduos e ao meio ambiente. De acordo com Traub é importante acrescentar humor à ação como a Campanha: Por exemplo, vamos produzir Tshirt’s com o texto “Teu pai pode ser o mais forte, mas o meu é o que está a mapear mais.”
A ação de limpeza em os EUA, na Califórnia é no mesmo dia 21 de Abril e é liderada pelo ator da série “True Blood” Ian Somerhalder e sua fundação. A ação é chamada de “Let ‘s Get Dirty”, visa unir os mais de 2.000 escolas em todo o estado para limpar as comunidades locais em todo o estado da Califórnia. “O encontro de pessoas com espírito de ação, é o que precisamos para ver uma grande mudança para nós, para o planeta e todas as suas criaturas. O evento cria uma plataforma para aqueles que querem ver resultados concretos através de uma colaboração activa entre os países, celebridades, empresários e indivíduos”, disse o líder da campanha, o ator Ian Somerhalder.
Durante o mesmo dia uma limpeza simultânea ocorrerá em São Francisco. Os voluntários, incluindo os residentes, comerciantes e estudantes, vão varrer lixo vegetal, cuidar de árvores, remover ervas daninhas, vegetação crescida e outras ações coletivas para melhorar o estado de partilha das áreas públicas.
Letónia e Lituânia, ambos veteranos, que já organizam limpezas nacionais desde 2008, fazendo parte do movimento cívico Let’s Do It World! Tem suas ações de limpeza no sábado. A última ação na Lituânia em 2011 reuniu cerca de 120.000 voluntários. Os vizinhos Letónios mobilizaram 190.000 voluntários participantes em 2011. Desta vez, a equipa da Letónia tem mais de 1.300 locais de lixo referenciados em todas as regiões e municípios – os organizadores esperam cerca de 230.000 voluntários para participar na acção de limpeza de lixo ilegal de resíduos e do dia 21, o que significa que mais de 10 % da população do país estarão a participar diretamente na ação.
A Áustria, junta-se aos companheiros de limpeza da Letónia, Lituânia, Croácia e Califórnia e terá lugar no dia 21 a maior ação cívica de limpeza da história do país – os organizadores esperam pelo menos 50.000 pessoas em 800 municípios para limpar o país nesse sábado . Todos os municípios se uniram a apoiar a acção envolvendo numerosas escolas e organizações que auxiliam na coordenação a nível local. Sarah Reindl, um porta-voz da iniciativa, disse que o objectivo global não é apenas para lidar com as consequências do despejo ilegal, mas também sensibilizar para o problema do lixo em geral. A equipe tenta introduzir novos métodos para reduzir os resíduos e visa mobilizar política e juventude. “Estamos motivados a chegar aos jovens e fazê-los reflectir sobre o seu comportamento para pararem de atirar lixo pelas janelas do carro ou a pé para as ruas. Este é o ponto de partida para outra ação que vai fazer as pessoas pensar sobre a redução de resíduos e alcançar uma vida mais consciente” Reindl disse.
Um dia depois, a 22 de Abril,  a ação de limpeza chega ao terceiro continente e ao Egipto. A limpeza terá lugar de El Gouna, Hurghada e Safaga para Marsa Alam, não só em terra mas também debaixo d’água e nas ilhas do Mar Vermelho. Joana Fotyga, diretor de projetos da associação “Proteção Ambiental e Conservação de Hurghada”, explica: “Aqui no Egipto as pessoas não são educadas o suficiente em práticas amigáveis do meio ambiente, esperamos espalhar a palavra, depois deste evento com um resultado positivo, isso deve mudar a atitude local das pessoas. O lixo, que é lançado intencionalmente ao Mar Vermelho está a causar danos à sua impressionante vida marinha. Acreditamos que ao envolver-se o maior número de pessoas possível, elas ficarão mais conscientes do dano que faz o plástico lançado no mar e na costa.” Joanna acrescentou que eles esperam cerca de 400 pessoas envolvidas no projeto, mas também foram alertadas para outras organizações convidando-as a realizar suas próprias limpezas: “Nós pedimos a muitas outras organizações e empresas para organizarem localmente limpezas nas áreas onde trabalham, vivem ou sociabilizam. Nós pedimos para convidar amigos e colegas para participar e, em seguida, tirar fotos do evento e da recolha do lixo.”

As próximas ações da “World Cleanup 2012” terá lugar no dia 28 e 29 de Abril na Ucrânia e Grécia, seguida da limpeza em Malta em 1 de Maio.

Calendário do World Cleanup 2012 encontra-se em: https://www.letsdoitworld.org/cleanup_dates

Mais informações do esforço mundial World Cleanup 2012 –
Tiina Urm, Líder de comunicações, World Cleanup 2012
Tel: +372 53000515
E-mail: [email protected]
Página Web: www.letsdoitworld.org
Facebook: http://www.facebook.com/letsdoitworld

Mais informações sobre as limpezas:
Albânia:
Lorenc Gjoka, coorinadora
E-mail: [email protected]
Tel: +355 692 267 877
Skype: lorenc_gjoka
Facebook:  www.facebook.com/#!/AlbanianCleanup
Croácia:
Helena Traub, Líder de la campaña
E-mail: [email protected]
Tel: +385 95 89 33 707
fax: +385 271 459
Skype: morska-vila
Página Web: www.zelena-cistka.org
Facebook: www.facebook.com/ZelenaCistka
Youtube: http://www.youtube.com/user/ZelenaCistka
Estados Unidos, California:
Stephanie Lapensee, Coordinadora RR.PP., Ian Somerhalder Foundation
E-mail: [email protected]
Estados Unidos, San Fransisco:
Jen Drake,
e-mail: [email protected]
Página Web: www.isfoundation.com/campaign/lets-get-dirty; www.letsdoitsf.org/
Facebook: www.facebook.com/events/373615716012449/
Letónia:
Laura Zvaigzne, Portavoz
E-mail: [email protected]
Tel: +371 26431140
Página Web: http://www.talkas.lv
Facebook: http://www.facebook.com/pages/Liela-Talka/175552402487326
Twitter: http://twitter.com/LielaTalka
Video: http://www.vimeo.com/user6905049
Lituânia:
Vytautas Krasnickas, Director del proyecto
E-mail: [email protected]
Tel: +37061641005
Página Web: http://mesdarom.lt
Facebook: http://www.facebook.com/mesdarom.lt
Áustria:
Sarah Reindl, Portavoz
E-mail [email protected]
Tel:+436601975872
Página Web: www.letsdoitaustria.org/
Facebook: www.facebook.com/letsdoitaustria
Egipto:
Joanna Fotyga, Director del proyecto
Hurghada Environmental Protection and Conservation association
E-mail: [email protected]
Dirección: B2, New Marina, Al Sakkala, Hurghada, Red Sea, Egypt
Página Web: www.hepca.com