Limpezas cívicas em massa continuam em Malta, Grécia e Ucrânia durante este fim-de-semana.

As acções de limpeza em massa, que juntam pessoas de mais de 90 países este ano, continuam este fim-de-semana na Europa. As acções serão realizadas nos dias 28, 29 de Abril e 01 de Maio na Grécia, Ucrânia e Malta. Os voluntários vão dedicar o seu dia a limpar o lixo ilegalmente depositado na terra e no mar. Estas limpezas fazem parte da campanha cívica mundial “World Cleanup 2012”, que decorre desde 24 Março até 25 Setembro deste ano.

 A 28 de Abril, será realizada a segunda limpeza na Ucrânia. A primeira foi realizada em 16 de Abril do ano passado. Este ano, mais de 70 cidades vão participar na acção, que visa reunir 100.000 pessoas para remover uma quantidade enorme de lixo ilegal das áreas públicas. Outra meta é aumentar a consciência da população sobre o problema do lixo ilegalmente depositado na Ucrânia e também sobre sustentabilidade, “O nosso principal objectivo é mostrar às pessoas que unindo esforços, elas podem fazer mudanças. O objectivo especial é incentivar iniciativas e projectos em mais locais – inspirados na experiência do nosso projecto” diz Yury Pyvovarenko, coordenador do projeto Let’s do it, Ukraine.

No dia seguinte, a 29 de Abril, outra ambiciosa acção terá lugar na Grécia, onde um dos maiores problemas são os resíduos de construção. “Para enfrentar este problema pretendemos tomar medidas principalmente preventivas. Primeiramente, queremos que as pessoas aprendam sobre o problema, e então poderemos sugerir algumas soluções sustentáveis”, disse o coordenador do projeto, Harry Vlassopoulos.

A Grécia quer fazer da limpeza, parte da sua vida quotidiana. “Se aprendermos a ajudar-nos uns aos outros e trabalhar, então eu acho que os resultados podem ser maravilhosos. Não queremos este projecto – Let’s do it Greece seja apenas um dia do ano. Manter o nosso ambiente limpo é algo que tem que ser feito sempre. É por isso que através da campanha que promovemos “Adopções locais”. Qualquer grupo de pessoas pode escolher uma área específica por que ficarão responsáveis durante um período de tempo e irão mantê-lo ambientalmente saudável. Pensamos que esta ideia poderá resultar muito bem com as escolas, ensinando os alunos a amar e a respeitar o ambiente á sua volta”, disse Harry Vlassopoulos.

Em Malta, a acção de limpeza será no primeiro de Maio. Segundo os organizadores, muitas ONGs em todo o país unirão forças. A equipa de Malta mapeaou os resíduos, utilizando o “World Waste Map” um software gratuito criado pelo movimento “Let’s Do It” para que todos sejam capazes de mapear os pontos de lixo ilegalmete depositado.

As próximas acções do projecto World Cleanup 2012 terão lugar a 5 de Maio na Estónia e a 6 de Maio no Brasil (São Bernardo e Diadema) e México (Toluca), seguindo-se a limpeza na República do Congo e na Finlândia a 10 de Maio.

O Calendário do World Cleanup 2012 encontra-se em:

https://www.letsdoitworld.org/cleanup_dates

Mais informações do esforço mundial World Cleanup 2012
Tiina Urm, Líder de comunicações, World Cleanup 2012
Tel: +372 53000515
E-mail: [email protected]
Página Web: www.letsdoitworld.org
Facebook: http://www.facebook.com/letsdoitworld

Mais informações sobre as limpezas:
Ucrânia: 

Yuri Pyvovarenko, project coordinator

E-mail: [email protected]

Telf: +380 (97) 230 94 11

Webpage: http://letsdoit.org.ua/

Facebook:  http://www.facebook.com/LetsDoItUkraine

Twitter: http://twitter.com/letsdoitkyiv

Grécia: 

Harry Vlassopoulos, coordinator

E-mail: [email protected]

Webpage: http://letsdoitgreece.org/

Facebook: http://www.facebook.com/groups/315147858525334/

Twitter: http://twitter.com/letsdoitgreece

Malta: 

Jonathan j. Borg, organizer

E-mail: [email protected]

Facebook: www.facebook.com/pages/Lets-Do-It-Malta/322076514493870