A Acção de Limpeza Mundial 2012 começa a 24 de março na Eslovénia e em Portugal

A 24 de março, a acção cívica global chamada World Cleanup 2012 será iniciada em Portugal e na Eslovénia, seguido por uma acção de limpeza na Tunísia, um dia depois.

A série de dias de limpeza realizados em mais de 80 países irá continuar durante o período de 6 meses, que termina a 25 de Setembro de 2012.

O objectivo da acção é resolver o problema do despejo ilegal de lixo a um nível local e global a curto e longo prazo – através da sensibilização da sociedade para a actividade de limpeza, levantando questões relacionadas com o despejo ilegal de lixo.

Neste projecto, especialistas, líderes políticos e locais estão também envolvidos de forma a encontrar soluções sistémicas mais sustentáveis. Os iniciadores desta acção são do movimento cívico internacional Let’s Do It! – Juntando esforços de pessoas por todo o mundo para tornar a ideia de um meio ambiente limpo e saudável uma realidade.

Dois países estão já a organizar as primeiras acções de limpeza a 24 de Março – Portugal e Eslovénia, que são países participantes neste projecto pela segunda vez. Os organizadores portugueses esperam atingir um número de voluntários tão bom ou melhor que da primeira vez, em 2010 – onde 100 000 pessoas se juntaram para limpar uma enorme quantidade de lixeiras ilegais em todo o país.

Carlos Evaristo, um dos seis iniciadores por detrás da acção em Portugal diz: “Desta vez, tem sido mais dificil receber apoio dos municípios locais. Eles têm simplesmente muito menos recursos para nos ajudar.” Evaristo, juntamente com mais de 100 voluntários locais e nacionais, têm trabalhado desde há 6 meses para preparar a  grande acção de limpeza, com o objectivo de limpar cerca de 15 000 toneladas de lixo a 24 de Março.

A Eslovénia está também a “varrer o lixo” pela segunda vez – sendo o detentor do actual recorde do movimento, através da angariação de uns choacantes 14% da população para a acção em 2010, desta vez eles estão empenhados em pelo menos repetir o registo, envolvendo 250 000 voluntários para o grande dia. “O nosso objectivo é contribuir para difundir as questões ambientais e promover o voluntariado através da nossa acção”, diz a directora de comunicação. Polonca Štritof acrescenta ainda que a equipa está focalizada para contribuir na mudança positiva a longo prazo na legislação ambiental na Eslovénia.

A Tunísia, que está a organizar a acção de limpeza no dia 25 de Março, não tem números passados para referência. A equipa tem trabalhado arduamente num tempo recorde de apenas 6 semanas para reunir 22 cidades diferentes em todo o país para um dia de limpeza comum.

A turbulência no passado recente do país não desmotivou os organizadores. Em vez disso eles encaram esta acção como uma forma de continuar a expressar o que lhes pertence: “As pessoas reuniram-se para lutar contra um ditador e agora devemos reunir-nos novamente para limpar a poluição no nosso país”, diz um dos iniciadores da acção de limpeza, Wassim Chaabane. Ele admite que o período de preparação para a acção tem sido muito intenso, obrigando-os a agir rapidamente: “Para introduzir a acção, organizamos um flashmob a 17 de Março no centro da cidade. Mais de 5000 pessoas participaram, homens e mulheres, jovens e idosos. O conceito mostrava todas as pessoas a dançar, até que um menino deixou cair um papel no chão, então, todos os participantes pararam e ficaram imóveis. A dança continuou assim que uma menina pegou no papel e o colocou no lixo “, disse Chaabane.

A equipa da Tunísia  está a trabalhar em cooperação com os municípios para garantir que o lixo colectado é manipulado em segurança: “Os municípios e o governo vão-nos ajudar a limpar o lixo e a movê-lo para uma descarga controlada”, disse Chaabane.

Pode encontrar o calendário da acção World Cleanup 2012 aqui: https://www.letsdoitworld.org/cleanup_dates

Mais informações –

Website: www.letsdoitworld.org

Facebook: http://www.facebook.com/letsdoitworld

PORTUGAL

Carlos Evaristo, iniciador

Telefone: +351 919 000 693

E-mail: carlos.evaristo @ amoportugal.org

Homepage: http://www.amoportugal.org/

Facebook: http://www.facebook.com/LimparPortugal.org

ESLOVÉNIA

Polonca Štritof, chefe de comunicações

Očistimo Slovenijo 2012

Telefone: +386 51 628 225

E-mail: polonca.stritof @ ocistimo.si

Homepage: www.ocistimo.si

Facebook: http://www.facebook.com/pages/Ekologi-brez-meja/105187989529859

TUNÍSIA

Wassim Chaabane, iniciador

Telefone: +216 22 991 969

E-mail: chaabane.wassim @ gmail.com

Facebook: http://www.facebook.com/club.environnement

Vídeo do flashmob: http://www.sfaxtv.net/reportages-610-0-Flash-mob-let-s-do-it-Tunisia–avec-club-ISBS-17-03-2012-Sfax.html

Informações adicionais:

A Acção Mundial de Limpeza 2012 é impulsionada pela Let’s Do It! – Um ambicioso movimento cívico, focalizado em juntar esforços de pessoas em todo o mundo para tornar um meio ambiente limpo e saudável uma realidade. O movimento começou há quatro anos, no pequeno país nórdico da Estónia, onde 50.000 pessoas se reuniram para limpar 10.000 toneladas de lixo ilegal de estradas, florestas e cidades em apenas 5 horas. Nos anos seguintes, a acção espalhou-se por mais 15 países – Índia, Eslovénia, Sérvia, Finlândia, Roménia, Letónia, Lituânia, Portugal, Bulgária, Moldávia, Ucrânia, Camboja, Rússia, Hungria e Brasil.

A partir das acções de limpeza individuais, nasceu a ideia de reunir organizações e líderes comunitários de todo o mundo e fazer uma acção conjunta – a Limpeza Mundial 2012: uma série de eventos de limpeza locais, nacionais e regionais, que acontecem de 24 de Marco de 2012 a 25 de setembro de 2012.
A lista dos países que aderiram à acção está disponível na página inicial do movimento: www.letsdoitworld.org/countries